Trânsito

Dia do Motorista: Origem, significado e especialidades

Desde o surgimento do automóvel, foram criadas várias formas de usa-lo, como no transporte de objetos e pessoas. Essa atividade é do motorista.

COMUNICAÇÃO - 25 de julho de 2023
GRUPO CRIAR - Criação

O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho no Brasil. A data foi instituída pelo Ex-presidente Artur da Costa e Silva, por meio do Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968.

A escolha da data foi feita em homenagem a São Cristóvão, que é considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes. Segundo a lenda, São Cristóvão se tornou um santo depois de carregar um menino em seus ombros para atravessar um rio. O menino era Jesus e São Cristóvão ficou tão impressionado com o peso dele, que decidiu se tornar cristão.

Especialização

Segundo o Código de Trânsito, todo motorista deve possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a mesma tendo a indicação do tipo de veículo que pode ser conduzido. Passando pelo devido processo de aprendizado de interesse em um CFC e sendo aprovado nos exames, o cidadão poderá atuar em sua especialidade. Para realizar o transporte escolar e coletivo de passageiros, é preciso uma Habilitação de Categoria D, no mínimo. Para o transporte de produtos perigosos, deve possuir a Categoria B, no mínimo. Para dirigir veículos de emergência, é necessária uma Habilitação de Categoria A, B, C, D ou E. Para veículos de transporte de carga indivisível é preciso, no mínimo, a Categoria C. Para dirigir transporte remunerado de cargas e pessoas em motocicletas (motofrete e mototáxi) deve possuir, no mínimo, a Categoria A.

Nessas ocasiões em que o motorista busca oficio, será exigido que no seu documento de Habilitação esteja especificado que o profissional exerce atividade remunerada e o mesmo deve ter idade mínima de 21 anos. Essas, e outras definições como a carga horária, estrutura curricular e cursos de atualização, podem ser consultadas pela Resolução Nº 789/2020 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), clicando aqui.

Para a realização de um curso especializado, os CFCs têm a opção de contratar empresas que forneçam o serviço de aulas a distância.  Uma dessas empresas é o GRUPO CRIAR, que por meio do Sistema e-PROVA, oferece cursos na modalidade EaD para: Formação e Atualização de Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros, Condutores de Veículo de Transporte Escolar, Condutores de Veículo de Transporte de Produtos Perigosos, Condutores de Veículo de Emergência, Carga Indivisível, Mototáxi e Motofrete.

Curiosidades

O ano de 1968 foi importante para a indústria automobilística brasileira. Foi o ano que marcou a transição dos carros robustos e "beberrões" dos anos 50 e início da década de 60 para o início da produção de uma categoria que viria se consagrar no mercado, a dos carros médios, como o Opala e o Corcel. Foi também o ano que marcou a consolidação de três das principais montadoras do país, a Volkswagen, a General Motors e a Ford, com fábricas instaladas no ABC paulista.

Em 1891, Alberto Santos Dummont, conhecido como o pai da aviação, trouxe da França o primeiro automóvel que circulou no Brasil. O carro, um Peugeot “Voiturette” Type 3, foi um presente para o pai do aviador, Henrique Santos Dummont, tornando-o o primeiro motorista do Brasil.

Segundo dados do último Anuário da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), em 2021 o Brasil possuía 12.919.032 motoristas profissionais que exerciam atividade remunerada legalmente, já que possuem a observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR) em sua CNH. Durante a pandemia, identificou-se um aumento na quantidade de motoristas que buscaram essa forma de trabalho, visto que o isolamento social demandou mais dos serviços de transportes de objetos e alimentos.

O Dia do Motorista é uma data para homenagear os motoristas, sejam transportadores de carga ou de pessoas, e para conscientizar a população sobre a importância da direção segura. Os motoristas profissionais são essenciais para a sociedade, eles desempenham um papel importante na economia e na mobilidade urbana do país.