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Na matéria do Blog Transitar desta semana, vamos falar sobre a Faixa Azul para motos em São Paulo e como ela tem ajudado a organizar o tráfego e melhorado a segurança dos motociclistas na cidade. Mas você sabe como funciona exatamente?
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas, mas sim uma demarcação na via entre as faixas 1 e 2, onde os motociclistas costumam circular. Essa demarcação ajuda a manter os motociclistas em uma área específica da pista, reduzindo o risco de acidentes e melhorando o fluxo do tráfego.
A escolha da cor azul para o projeto se deve à psicologia, pois essa cor transmite tranquilidade e segurança. Além disso, a cor azul é facilmente visível e reconhecida, o que ajuda a chamar a atenção dos motoristas e pedestres.
A Faixa Azul foi inicialmente implementada na Avenida 23 de Maio como um projeto piloto. Após resultados positivos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) expandiu o projeto para outras áreas da cidade. Os motociclistas podem escolher usar a Faixa Azul ou não, mas é recomendado que o façam para garantir maior segurança e organização no tráfego.
A Faixa Azul traz benefícios importantes
Organização do tráfego: Ajuda a manter os motociclistas em uma área específica da pista, reduzindo o risco de acidentes.
Segurança: A demarcação da via ajuda a proteger os motociclistas de colisões com carros e outros veículos.
Fluxo do tráfego: Contribui para melhorar o fluxo do tráfego, reduzindo congestionamentos e melhorando a velocidade média.
Dados e Impactos Desde a implementação da Faixa Azul, houve uma redução significativa no número de acidentes envolvendo motocicletas nas áreas beneficiadas pelo projeto.
Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apontam que após 1 ano de projeto, o número total de sinistros envolvendo motos na Av. 23 de Maio e de vítimas geradas nessas ocorrências demonstra que a Faixa Azul conseguiu reduzir a gravidade dos acidentes. Em 12 meses, foram 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km da Av. 23 de Maio, sentido aeroporto, que recebeu a nova sinalização. Desse total, 44 ocorrências não geraram pessoas feridas. Os demais 54 acidentes geraram 59 vítimas. Destas, 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.
De acordo com a CET, a redução das médias de lentidão foi de aproximadamente 15%, mostrando que o novo espaço trouxe organização para o fluxo veicular.
Em março, a Prefeitura de São Paulo recebeu autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para ampliar o projeto-piloto da Faixa Azul em mais 120 km, abrangendo 28 novas vias. Com essa expansão, a cidade terá um total de 200 km de Faixa Azul até dezembro de 2024. Atualmente, São Paulo conta com 90,1 km de faixas dedicadas aos motociclistas.
A tendência é que o projeto se expanda para mais cidades, autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) estiveram na CET para conhecer a Faixa Azul. Recentemente, o projeto foi apresentado na Espanha durante conferência internacional de segurança para motos.
Desafios e Futuro
Apesar dos benefícios, a Faixa Azul ainda enfrenta desafios, como a adesão dos motociclistas e a conscientização de todos os usuários da via. A educação no trânsito é essencial para que o projeto seja plenamente eficaz, e campanhas de conscientização contínuas são necessárias para reforçar a importância do uso da Faixa Azul.
Em resumo, a Faixa Azul é um projeto importante para melhorar a segurança e organização do tráfego em São Paulo, especialmente para os motociclistas. Ao entendermos como funciona, podemos aproveitar melhor essas faixas e contribuirmos para um tráfego mais seguro e eficiente.
Para mais informações e dicas sobre como contribuir para um trânsito mais seguro, continue acompanhando o Blog Transitar e compartilhe este conhecimento com seus amigos e familiares. Juntos, podemos promover um trânsito mais seguro para todos!