Devido à pandemia do novo coronavírus, todos os setores da educação, inclusive do trânsito, foram obrigados a suspender as aulas teóricas presenciais e, consequentemente, adotar o ensino remoto. Dessa forma, os CFCs (Centro de Formação de Condutores) se viram diante de um cenário em que era necessário buscar novas ferramentas para manter a qualidade de seus cursos ofertados e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e atrativo.
Por isso, o GRUPO CRIAR desenvolveu plataformas de aulas remotas relacionados à CNH, com o objetivo de auxiliar os CFCs nesse novo processo de adaptação.
A instituição, uma das pioneiras no desenvolvimento de softwares e sistemas de alta tecnologia e que atua no mercado há quase 30 anos, recentemente, elaborou um material de apoio com um conteúdo mais relevante de cada aula a ser ministrada pelo Instrutor.
O objetivo do material, segundo Aletéia Figueiredo, revisora e preparadora de conteúdo pedagógico da empresa, é atender a todos os envolvidos no processo, tanto CFCs quanto Alunos, de maneira a tornar as aulas remotas mais dinâmicas e didáticas, propiciando uma melhor apreensão dos conteúdos pelos estudantes durante a pandemia.
“Esse plano de aulas foi elaborado como uma sugestão que visa nortear o Instrutor sobre os conteúdos a serem ministrados durante o curso teórico-técnico para a obtenção da CNH”, informa Aletéia.
O curso, com carga horária de 45 horas/aula, é composto por cinco disciplinas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva para Veículos de Duas ou Mais Rodas, Noções de Primeiros Socorros, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito e Noções sobre Funcionamento do Veículo de Duas ou Mais Rodas.
O material didático possui em sua composição conteúdo de acordo com a legislação vigente e, também, animações que ilustram textos específicos sobre alguns dos temas abordados. Todas as disciplinas foram produzidas por equipe multidisciplinar especialista na área, e estão em consonância com as Leis e o Código de Trânsito vigentes no país.
“Além disso, a elaboração desse recurso foi pensada para facilitar também sua utilização pelo Instrutor que poderá trabalhar qualquer aula, de qualquer disciplina, sem a necessidade de percorrer a sequência das aulas”, ressalta a revisora.