Trânsito

Luz de rodagem diurna: o que é e por que usar?

A tecnologia ajuda motoristas a cumprirem a lei que obriga o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia.

COMUNICAÇÃO - 26 de março de 2024
GRUPO CRIAR - Criação

Alguns carros ficam com luzes acesas durante o dia, mesmo quando não há necessidade de usar o farol. Essas são as luzes de rodagem diurna, ou DRL (Daytime Running Light), um recurso de segurança que pode reduzir o risco de sinistros de trânsito e ajudar os motoristas a cumprirem a lei.

O que é a luz de rodagem diurna?

A luz de rodagem diurna é uma luz forte que se acende automaticamente quando o carro é ligado e funciona o tempo todo. Seu objetivo é aumentar a visibilidade do carro durante o dia, fazendo com que outros veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas percebam a sua presença com mais facilidade.

A DRL pode ser integrada aos faróis ou posicionada separadamente, no para-choque ou na grade. Ela pode usar lâmpadas convencionais ou LEDs, que são mais eficientes e duráveis. Para ser considerada uma luz de rodagem diurna, ela precisa ter uma intensidade de luz entre 400 e 1200 candelas (unidade internacional de medição de luminosidade).

Em 2024, a luz de rodagem diurna se tornou um dos itens obrigatórios em carros que foram produzidos a partir do mês de janeiro, como determinado na Resolução CONTRAN nº 970/2022. A medida deveria ter sido implementada em de janeiro de 2021, mas a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) defendeu que os efeitos da pandemia de covid-19 tornariam esse prazo inviável.

Para que serve a luz de rodagem diurna?

Ela serve para melhorar a segurança no trânsito, especialmente em situações de baixa iluminação natural, como dias nublados, chuva, neblina ou poeira. O uso da luz de rodagem diurna pode reduzir em até 15% o número de colisões entre veículos e em até 28% o número de atropelamentos.

Além disso, a DRL ajuda os motoristas a cumprirem a lei 13.2902/2016, que obriga o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia. Quem não respeita essa norma está sujeito a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. No entanto, quem tem luz de rodagem diurna instalada no carro está dispensado de usar o farol baixo, pois ela já cumpre a função de tornar o veículo visível. O seu uso não substitui a necessidade de faróis durante a noite.

A luz de rodagem diurna é um recurso de segurança que pode trazer benefícios para o trânsito. Ela aumenta a visibilidade do carro durante o dia, evita multas e sinistros. Por isso, Condutores devem estar sempre atentos à utilização das luzes de seus automóveis e de outros veículos nas vias.