Trânsito

Qual o calçado mais adequado para dirigir?

Com frequência esta pergunta é feita pelos Condutores em todo o país.

COMUNICAÇÃO - 02 de outubro de 2024
GRUPO CRIAR - Criação

Em um país com altas temperaturas, principalmente em virtude das recentes mudanças climáticas, como o Brasil, não é difícil encontramos condutores e condutoras dirigindo de chinelos ou sandálias que não tenham suporte nos calcanhares.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é infração média dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.

Este é o caso dos chinelos e sandálias (rasteirinhas e tamancos, por exemplo). Por não estarem bem fixos aos pés, este tipo de calçado pode dificultar o acionamento dos pedais com segurança, provocando, assim, graves sinistros de trânsito.

Sapatos de salto alto também não são recomendados, pois limitam a movimentação do tornozelo e podem comprometer a estabilidade dos pés durante o acionamento dos pedais, além do risco que estes calçados têm de se enroscarem no tapete do veículo.

Os calçados mais indicados para dirigir são os tênis, pois não escorregam, se fixam bem aos pés e são confortáveis. Sapatilhas, sapatos sociais sem salto e sandálias que se fixem aos pés também são indicados.

Caso você esteja usando algum calçado que não se fixe nos pés e necessite dirigir, a fim de não comprometer a sua segurança e de outros atores do trânsito, retire-o e dirija descalço. Lembrando que esta recomendação não é válida para motociclistas que necessitam estarem sempre de calçados fechados.