Trânsito

Senadores debatem sobre violência no trânsito

Entre os assuntos debatidos, está o ressarcimento de motoristas infratores ao SUS.

Comunicação - 14 de junho de 2022
GRUPO CRIAR - Criação

No dia 1° de junho, foi realizada uma sessão na Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir sobre a violência do trânsito e possíveis soluções que possam garantir a segurança de todos.

Entre as pautas debatidas, senadores cobraram a votação do Projeto de Lei 32/2016, apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que obriga os motoristas alcoolizados responsáveis por acidentes de trânsito a pagarem pelo tratamento de vítimas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, que foi aprovado pelo Plenário em abril do ano passado, aguarda deliberação da Câmara.

Segundo Fabiano Contarato (PT-ES), que deu parecer favorável ao PL e é autor do requerimento para a realização da sessão temática, o Brasil perde por dia 89 pessoas em decorrência de acidentes de trânsito, uma média de três mortes por hora. Em 2020, das 33.716 vítimas fatais de acidentes de transportes, 1.352 eram ciclistas, 5.120 eram pedestres e 11.853 eram motociclistas.

Para o senador Wellington Fagundes, a aprovação do PL daria mais visibilidade ao problema da violência no trânsito. O parlamentar também cobrou mais investimentos na infraestrutura de rodovias, que respondem pela maior parte dos custos associados às mortes e à invalidez provocadas pelos acidentes, cerca de R$ 40 bilhões por ano, enquanto os acidentes nas áreas urbanas custam em torno de R$ 10 bilhões.

Fonte: Agência Senado