Trânsito

Celular ao volante, um perigo para o trânsito

Segundo a ABRAMET, Brasil registra cerca de 30 infrações de trânsito por hora pelo uso do aparelho enquanto se dirige.

Comunicação - 27 de outubro de 2022
GRUPO CRIAR - Criação

O celular possui atualmente funcionalidades parecidas com as de um computador, que vão desde a troca de mensagens à administração de negócios a distância, tornando-se um item essencial para o dia a dia da população.

Entretanto, o aparelho pode se tornar um inimigo quando falamos sobre a segurança das vias públicas, pois seu uso ao volante está entre as maiores causas de acidentes no trânsito brasileiro.

A diretriz “Riscos do uso do telefone celular na condução de veículos automotores”, lançada no mês de agosto deste ano pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), concluiu que mexer no celular enquanto conduz um veículo à 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. E, neste pouco tempo, as chances de acontecer graves acidentes são grandes.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Associação apresenta que, em nosso país, registra-se cerca de 30 infrações de trânsito por hora pelo uso de celular ao dirigir, o que reflete em como a sociedade não está sendo consciente sobre o perigo que o uso do aparelho no trânsito pode trazer tanto para o motorista quanto para passageiros e pedestres.

De acordo com o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), no Estado de São Paulo, por exemplo, entre janeiro e agosto de 2021 foram emitidas 54,142 multas referentes a esta infração, já no mesmo período deste ano foram emitidas 120.219 multas, ou seja, houve um crescimento de 122% em comparação ao ano passado.

Além disso, conforme levantamento realizado no mês passado pela concessionária CCR, cerca de 31% dos condutores declararam que a atitude no trânsito que mais os incomoda é ver outro motorista usar o celular enquanto dirige.

A pesquisa foi realizada em 11 praças de pedágio no Estado de São Paulo e ouviu 8.979 pessoas. Ainda no Estado, o uso do telefone ao volante saltou de 6,9% no primeiro semestre de 2021 para 12,5% no mesmo período deste ano.

Vale lembrar que o uso do celular ao volante não só coloca em risco a vida de todos que estão no trânsito como também é considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Trânsito).

Novo Projeto de Lei

A fim de minimizar os índices de mortes no trânsito decorridas do uso do celular ao volante, o PL (Projeto de Lei) 1589/2020, do senador Davi Alcolumbre (União/AP), propõe incluir como causa de aumento de pena em homicídio culposo o uso do aparelho ou similar na direção de veículo automotor.

O PL, que também estabelece a quebra de sigilo telefônico para comprovar que o motorista estava usando o celular no trânsito, está passando pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).

Seja prudente no trânsito. Vai dirigir? Guarde o celular.