Trânsito

Dia Nacional do Caminhoneiro: Conheça a profissão e suas especialidades

No dia 16 de setembro, o Brasil celebra essa data dedicada a homenagear os profissionais que desempenham um papel vital no transporte de cargas no país.

COMUNICAÇÃO - 15 de setembro de 2023
GRUPO CRIAR - Criação

O Dia Nacional do Caminhoneiro é uma data escolhida como forma de reconhecimento e agradecimento aos profissionais que enfrentam longas estradas e desafios diários para garantir que mercadorias cheguem aos seus destinos em todo o país. A data foi estabelecida pelo ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar, através da Lei nº 11.927, de 2009.

Os caminhoneiros desempenham um papel fundamental sendo responsáveis pelo transporte de grande parte das mercadorias consumidas no país. Eles conectam cidades, Estados e regiões, garantindo o abastecimento de produtos essenciais, desde alimentos até medicamentos, combustíveis e bens de consumo.

Ser um caminhoneiro no Brasil não é tarefa fácil. Longas jornadas de trabalho, estradas desafiadoras, condições climáticas adversas e a necessidade de estar longe de casa por longos períodos são apenas alguns dos desafios enfrentados por esses profissionais. Além disso, questões como segurança nas estradas, saúde e bem-estar também são preocupações importantes.

Educação

Garantir a segurança nas estradas é fundamental. Portanto, muitos caminhoneiros buscam treinamento e capacitação regular para aprimorar suas habilidades de direção, manutenção de veículos e conhecimento das leis de trânsito.

Antes de tudo, para se tornar um caminhoneiro é preciso ser habilitado para tal função. As categorias que enquadram esse tipo de motorista são a C e E. Na categoria C, motoristas podem conduzir todos os tipos de automóveis da categoria B e também os veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como os caminhões. Já na categoria E, é possível conduzir todos os veículos inclusos nas categorias B, C, D e também veículos com unidades acopladas que excedem 6.000 kg, que são as carretas e caminhões com reboques.

Segundo o Código de Trânsito, todo motorista deve possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a indicação do tipo de veículo que pode ser conduzido. Passando pelo devido processo de interesse em um CFC e sendo aprovado nos exames, o cidadão habilitado, se desejar, poderá atuar em uma área mais especifica. Para isso, existem cursos especializados que oferecem aulas próprias, sendo eles:

  • Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos;

  • Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Carga Indivisível.

Ambos os cursos possuem 50 horas/aula, mas se diferenciam em alguns de seus módulos, visto as suas especificidades. O motorista que já se formou em algum desses cursos, dever se atentar ao tempo de atualização, que nesses dois casos, devem ser feitos a cada cinco anos por meio de um curso.

Nesses casos em que o motorista busca se habilitar por oficio, também é exigido que no seu documento de Habilitação esteja especificado que o profissional exerce atividade remunerada e que deve ter idade mínima de 21 anos. Essas, e outras definições como a carga horária, estrutura curricular e os cursos de atualização, podem ser consultadas na Resolução Nº 789/2020 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), clicando aqui.

Para a realização de um curso especializado, os Alunos podem optar por empresas que forneçam o serviço de aulas a distância. O GRUPO CRIAR, por meio do Sistema e-PROVA, oferece cursos na modalidade EaD para estes motoristas.

Por fim, parabenizamos todos os caminhoneiros e reiteramos que esta data oferece à sociedade a oportunidade de conhecer, reconhecer e agradecer pelo trabalho árduo e dedicado desses profissionais. Mostrar apreço pelos caminhoneiros não apenas nesse dia, mas ao longo do ano, é uma maneira de valorizar sua dedicação e contribuição para a economia e o bem-estar de todos os brasileiros. Portanto, vamos honrar aqueles que enfrentam os desafios das estradas e que ajudam a manter o país em movimento.