Trânsito

Pedágios: Um obstáculo (ou não) necessário para se viajar bem

Essa forma de arrecadação monetária já existe há muito tempo e é por ela que se torna possível fazer uma viagem mais tranquila entre municípios e Estados.

COMUNICAÇÃO - 28 de junho de 2023
GRUPO CRIAR - Criação

O pedágio é uma prática conhecida e utilizada na maior parte do mundo e tem o objetivo de financiar a manutenção e construção de estradas, pontes e outras infraestruturas viárias. Essa cobrança de tarifa remonta à antiguidade e evoluiu ao longo dos séculos, adaptando-se às necessidades das sociedades em constante transformação.

Origens Históricas

Registros históricos mostram que a prática do pedágio remonta a civilizações antigas. Estudiosos afirmam que essa cobrança era realizada pela utilização das vias que interligavam a Síria à Babilônia, há mais de 4 mil anos. Também existem escritos que datam de 321 A.C, que já registravam sua prática na Índia.

Na Roma Antiga, por exemplo, os pedágios eram cobrados em estradas e pontes para financiar a manutenção das vias. Essa forma de arrecadação também era comum na Grécia Antiga e em outras sociedades da época.

Durante a Idade Média, o pedágio era cobrado em muitos países europeus como forma de financiar a construção e reparação de fortalezas, castelos e muralhas. Essas cobranças eram feitas em rotas estratégicas e em pontos de entrada de cidades e vilas fortificadas.

Com o Renascimento e o advento das grandes navegações, os pedágios também foram implementados em portos marítimos e fluviais para financiar obras portuárias e melhorias na infraestrutura portuária.

Pedágio Moderno

No século XIX, com o surgimento das primeiras estradas de ferro, o pedágio também foi adotado como forma de financiar a construção e a manutenção das linhas férreas. Isso permitiu a expansão das malhas ferroviárias em muitos países, impulsionando o desenvolvimento econômico e a integração territorial. No final do século XIX e início do século XX, com a popularização do automóvel, o pedágio foi estendido às estradas de rodagem.

Pedágio Eletrônico e Tecnologias Modernas

Com o avanço tecnológico, surgiram novas formas de cobrança de pedágio, como o sistema de cobrança eletrônica. Esse sistema utiliza tags, um adesivo colado nos para-brisas dos carros, ônibus e caminhões, que permite a passagem pelas praças de pedágio sem a necessidade de parar para realizar o pagamento. Essa tecnologia agilizou o tráfego e reduziu os congestionamentos nas vias pedagiadas. Posteriormente, essa opção também pôde ser usada para pagar estacionamentos e Drive-thrus.

Em março de 2023, chegou ao Brasil um novo modelo de pedágio, conhecido como “Free Flow”, em um trecho da rodovia Rio-Santos (BR-101), no Estado do Rio de Janeiro. Esse tipo novo de pedágio utiliza um sistema de pagamento automático que não usa as tradicionais praças de pedágio com cancelas localizadas em determinados trechos das rodovias. Com isso, o Condutor dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa, que deverá ser paga posteriormente via internet. A estrutura é composta por um pórtico equipado com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos em altas velocidades.

Recentemente, em entrevista concedida ao jornal da CBN no dia 15 de junho, a secretaria nacional de transporte rodoviário, Viviane Esse, declarou que o Governo Federal planeja substituir, em cinco anos, as praças fixas de pedágio pelo sistema tag ou pelo sistema de filmagem de placas, o Free Flow.

Pedágio no Brasil

No Brasil, o pedágio, como é conhecido hoje, foi introduzido na década de 60 para financiar a construção e manutenção de rodovias. Atualmente, o país possui uma extensa rede de estradas e rodovias municipais, estaduais e federais pedagiadas, com cobranças variáveis de acordo com o trecho e a concessionária responsável. Dados apurados pelo portal estradas.com.br, em 2021, mostram que o Brasil possuía 441 pedágios.

O Estado de São Paulo tem a maior malha rodoviária do país explorada por concessionárias ou pelo governo estadual. Desde junho de 2000, funciona em caráter oficial no Estado o sistema que permite que o Condutor não tenha de parar o veículo ao passar por um pedágio, sendo chamado de "Sem Parar", ao utilizar a tag no veículo.