Trânsito

Credencial de estacionamento para idosos já pode ser obtida on-line

A emissão do cartão de idoso agora pode ser feita por meio do site da SENATRAN.

Comunicação - 05 de agosto de 2022
GRUPO CRIAR - Criação

Desde o dia 02 de agosto deste ano, idosos que dirigem podem emitir a credencial para estacionar em vagas preferenciais por meio do site da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), do Ministério da Infraestrutura.

Esta inovação simplifica a forma de emitir o cartão de idoso para estacionamento preferencial, visto que, anteriormente, ele deveria ir ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) estadual, municipal ou à prefeitura de sua cidade, se ela estivesse integrada ao Sistema Nacional de Trânsito. Com a nova mudança, o idoso pode agora escolher qualquer uma das opções que atenda melhor a sua necessidade.

A autenticidade da credencial eletrônica é verificada por um QR Code, que pode ser lido através do aplicativo V.I.O., o mesmo já utilizado para checar a carteira de motorista, o licenciamento e as novas placas veiculares. Em caso de perda da credencial, o motorista pode cancelar o documento utilizando também este aplicativo.

Quais são os requisitos para ter direito às vagas presenciais de estacionamento?

É preciso ter no mínimo 60 anos de idade e estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. O cartão de idoso, além de ser obrigatório para uso das vagas destinadas a pessoas idosas, que ficam sinalizadas por placas ou pintura no chão, só pode ser usado pelo titular e deve ser colocado sobre o painel do veículo com a frente voltada para cima. O documento pode ser cassado caso haja falsificação, rasura, ou uso indevido do próprio.

É importante lembrar que para as pessoas que não possuem habilitação para dirigir e têm alguma deficiência ou mobilidade reduzida, o que as torna dependentes de condutor, também têm direito à vaga especial de estacionamento. Neste caso, deve-se procurar as informações no site do DETRAN de seu Estado.

Fonte: Agência Brasil