Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP), entre julho de 2020 e junho de 2021, cerca de 330 mil alunos, candidatos à primeira habilitação, já foram beneficiados pelo novo sistema de reconhecimento facial implantado pelo Órgão a fim de identificá-los nos Centro de Formações de Condutores (CFCs) em aulas não presenciais.
Dos 3,2 mil CFCs credenciados, cerca de 700 já possuem a funcionalidade para a realização do curso teórico na modalidade remota via reconhecimento facial.
A ação tem como objetivo facilitar a vida do candidato, que não precisa se descolar para a realização das aulas, além de evitar possíveis fraudes nos processos de habilitação e readequar as atividades dos CFCs em consequência dos efeitos da pandemia da covid-19.
Até o momento, os CFCs do Estado de São Paulo formaram 225.345 turmas de maneira on-line por meio de salas de aulas virtuais.
Em breve, o DETRAN-SP pretende lançar o reconhecimento facial para facilitar a perícia de médicos e psicólogos credenciados pelo Órgão, com o intuito de proporcionar mais segurança ao processo digital quando os profissionais enfrentarem dificuldades para coletar a biometria e validar no sistema os laudos que são emitidos.
Fonte: DETRAN-SP