Trânsito

5G: os benefícios que a nova tecnologia trará para o trânsito

Todos os objetos no trânsito estarão conectados de maneira instantânea, sejam veículos, câmeras, semáforos entre outros, enviando dados à “nuvem”.

Comunicação - 08 de dezembro de 2022
GRUPO CRIAR - Criação

O 5G chegou ao Brasil em julho deste ano. Desde então, nosso país já começou a vivenciar as principais diferenças que esta tecnologia possui em relação à conexão 4G, como oferecer uma velocidade maior para enviar e baixar arquivos pelo celular e videochamadas sem travas.

Entre os benefícios que a nova rede pretende proporcionar, estão:

- conexão até 100 vezes mais rápida que a anterior;

- conexão mais eficiente entre objetos, por exemplo celulares, carros, semáforos, máquinas, sensores e outros por meio da Internet das Coisas (IoT).

A internet 5G vem para revolucionar a tecnologia e a conexão em vários setores da sociedade, e o trânsito também será beneficiado com suas inovações.

Você imagina o impacto que ela causará no trânsito? Ela promete desenvolver grandes funcionalidades tecnológicas, confira algumas a seguir:

Para quem não sabe, os condutores de veículos já podem contar com opções de carros modernos que possuem a Frenagem Autônoma de Emergência (FAE). Essa ferramenta fornece um sistema com câmeras, sensores e radares, que são instalados nos veículos a fim de monitorar o que acontece em volta e, consequentemente, alertar o motorista para possíveis sinistros. Caso o condutor não consiga reagir de forma rápida a uma possível colisão, o sistema assume o controle e aciona os freios do carro. Além disso, empresas de engenharia eletrônica pelo mundo já estão se empenhando para criarem câmeras de monitoramento que serão instaladas no interior de automóveis que detectarão possíveis sinais de distração ou cansaço do motorista.

Com a conexão 5G, tecnologias como essas que colaboram com a segurança do trânsito irão mais além, visto que, aos poucos, nosso país tem trabalhado para o aprimoramento das famosas “Cidades Inteligentes”.

Diante do novo cenário, semáforos contarão com sensores, que poderão coletar informações sobre a quantidade de veículos que circulam nas vias, alterando, se necessário, o tempo de operação para controlar o movimento.

Por meio da rede 5G, todos os objetivos envolvidos no trânsito estarão conectados de maneira instantânea, sejam veículos, câmeras, semáforos entre outros, enviando dados à “nuvem”. Com isso, os motoristas receberão mensagens sobre eventuais congestionamentos e acidentes, que serão úteis para auxiliá-los na tomada de decisões mais seguras. Até mesmo os carros autônomos poderão fazer escolhas automáticas se baseando nas informações recebidas pela conexão.

Espera-se também que, nos próximos anos, haja um crescimento da implantação de videomonitoramento nas ruas com o intuito de identificar possíveis infrações cometidas por motoristas imprudentes.

Sabemos que o caminho para que todos esses avanços se tornem realidade no Brasil é longo, ainda mais se considerarmos que, para serem bem sucedidos, dependem de grandes investimentos financeiros e infraestrutura. Vamos torcer para que não demore tanto e, assim, possamos usufruir de um trânsito mais seguro com o auxílio que o 5G está aberto a nos oferecer.