Trânsito

Carros e IA se misturam? Transformação nos veículos já está acontecendo

Em tempos de ChatGPT, é questão de tempo para os carros usarem de vez esse tipo de tecnologia em sua formação e alterar a dinâmica no trânsito.

COMUNICAÇÃO - 25 de maio de 2023
GRUPO CRIAR - Criação

O avanço da tecnologia vem revolucionado diversos setores, e o trânsito não é exceção. Nos últimos anos, o uso da Inteligência Artificial (IA), junto da conexão 5G e da Internet das Coisas, tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no desenvolvimento de veículos, não só em sua automação, mas também oferecendo formas de assistência ao motorista. O planejamento desse tipo de carro busca atingir vários propósitos para a otimização do trânsito, como a redução de acidentes, da poluição sonora, do gasto de combustível e o engarrafamento, por exemplo.

Assistência ao motorista

Atualmente, a IA está sendo aplicada na forma de sistemas de assistência ao motorista. Esses sistemas utilizam algoritmos inteligentes para fornecer recursos como o controle de cruzeiro adaptativo (controle automatico da velocidade do veículo, respeitando a velocidade ou a distância do veículo à frente, sempre definidos pelo motorista); a assistência de frenagem de emergência (monitora a presença de obstáculos à frente e pode até mesmo parar o veículo completamente na iminência de uma colisão frontal); o alerta de mudança de faixa (avisa quando se pisa uma linha branca sem indicação), e o estacionamento semiautomático (funciona por meio de um aplicativo de celular, onde o condutor, assim que chega ao estacionamento, pode sair do veículo e por meio do aplicativo acompanhar o carro estacionar. Assim, quando voltar, apenas precisa acionar o aplicativo novamente e o carro voltará ao motorista, de forma autônoma). Essas funcionalidades auxiliam os motoristas, tornando a condução mais segura e confortável, reduzindo o risco de colisões e facilitando certas tarefas.

Previsão e análise de dados

 A IA também desempenha um papel importante na previsão e análise de dados para melhorar a segurança e eficiência do trânsito. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, os carros podem analisar dados em tempo real, como condições meteorológicas, tráfego e padrões de comportamento dos motoristas. Essas informações são utilizadas para tomar decisões mais precisas e adaptar o comportamento do motorista às condições específicas da via.

Manutenção preditiva

Um sistema de diagnóstico padrão não sinaliza um problema até que ele já ocorra. Por outro lado, a Inteligência Artificial permite que informações precisas sobre as condições físicas do veículo sejam coletadas, analisadas e comparadas com dados antigos para detectar falhas antes que elas aconteçam. A manutenção preditiva não só economiza tempo e, portanto, o dinheiro gasto em diagnósticos e tempo de inatividade do veículo, mas também ajuda a melhorar a segurança, garantindo que as possíveis deficiências sejam reparadas em tempo útil.

Segurança aprimorada

Outra área em que a IA está impactando positivamente os carros é a segurança. Os sistemas de IA são capazes de detectar padrões de comportamento dos motoristas, identificar sinais de sonolência, fadiga ou distração e emitir alertas para ajudar a prevenir acidentes. Além disso, a IA permite que os carros se comuniquem entre si (V2V) e com a infraestrutura das vias (V2I), compartilhando informações em tempo real e melhorando a coordenação do tráfego.

Dica para assistir

Em 2021, a IAV (Sociedade de engenharia veicular e de trânsito), empresa alemã de engenharia voltada a indústria automobilística, publicou em seu canal do Youtube o vídeo “The Car that Cares”, ou em tradução livre “O carro que se preocupa”; que simula o caso em que uma motorista recebeu auxilio da IA embutida em seu carro no momento em que passou por complicações de saúde enquanto dirigia. Para ter acesso ao vídeo, acesse: www.youtube.com/watch?v=7ZguxT-y1o0