Trânsito

Uso da Carteira Digital de Trânsito cresce no Brasil

Mais de 60 milhões de brasileiros já possuem a CDT.

Comunicação - 11 de outubro de 2022
GRUPO CRIAR - Criação

Segundo informação divulgada pelo Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, para o programa A Voz do Brasil, cerca de 60 milhões de condutores brasileiros já utilizam a Carteira Digital de Trânsito (CDT), o que representa 77% dos mais de 78 milhões de motoristas habilitados no Brasil. De acordo com Carneiro, esta nova tecnologia garante economia para os órgãos de trânsito, que não precisam arcar com os custos de envio e remessa postal.

O aplicativo, fornecido pelo Governo Federal, permite ao motorista o acesso às cópias digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao certificado de licenciamento e registro de veículo (CLRV), o gerenciamento de eventuais infrações, o pagamento de multas com desconto de 40%, a realização de venda de veículos, além de outras funcionalidades.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, desde que entrou em operação até agosto deste ano, foram realizadas mais de 36 mil vendas digitais de veículos. Com o aplicativo, o vendedor e o comprador podem assinar digitalmente a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) após a autorização do DETRAN de registro do veículo, não havendo a necessidade de reconhecer firmar ou de realizar contrato em papel. Caso queira saber mais sobre como funciona a venda digital, confira nossa matéria sobre o assunto clicando aqui.

Os Estados que já aderiram à venda digital até o momento foram Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe. A tecnologia está disponível para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pelo ATPV-e.

Recentemente, a CDT passou por uma reformulação com a adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como cadastro positivo. Você sabia que, se não tiver cometido nenhuma infração nos últimos doze meses, poderá ter benefícios? Confira nossa matéria sobre o assunto clicando aqui.